Hambúrguer recheado de gorgonzola, com bacon, cebola caramelizada e queijo prato

Que a gente é alucinado com hambúrguer todo mundo sabe, né?

Voltamos dos EUA com um brinquedinho novo que serve para rechear hambúrguer, então na primeira semana de volta à nossa terrinha já colocamos ele em pratica .

Para quem não tem a maquininha, fique tranquilo, coloque um pouco de carne moída na mão, abra espaço para o recheio, recheie é depois coloque mais carne moída no topo, super fácil!

Vamos fazendo o hambúrguer por partes então:

HAMBÚRGUER RECHEADO
– 180g de carne por pessoa (peito, contra filé, fraldinha, maminha, acém, picanha ou alcatra. Dá pra misturar mais de uma também. Consulte seu açougueiro.)
– 1 colher de sopa de água gelada
– 1 colher de sopa de azeite
– Sal e pimenta do reino
– gorgonzola picado

Só faça o hambúrguer na hora que você for realmente passar ele na chapa, é muito rápido, então não compensa fazer antes, porque ele fresquinho é mais gostoso. A carne pra hambúrguer tem que ter gordura, não pode ser uma carne muito magra, senão ele não fica suculento. Na internet você acha umas dicas boas de blends de carne, misturando vários tipos, o que deixa o hambúrguer mais gostoso. Esse site tem boas dicas: http://guiadohamburguer.com/receita-parte-1-como-escolher-a-carne-e-fazer-o-hamburguer-perfeito-e-artesanal/)

Separe a quantidade de carne e coloque em uma vasilha, depois coloque a água e o azeite e misture bem. Recheie da forma que eu expliquei ou faça na maquininha como eu.

Ps importante: Só coloque o sal no hambúrguer quando você estiver fritando ele, o sal faz a carne perder água e não queremos isso de jeito nenhum, certo? Queremos um burguer beeeeem suculento!

IMG_0088

CEBOLAS CARAMELIZADAS
– 2 cebolas grandes
– 1 lata de cerveja preta tipo Malzbier (Brahma e Antarctica são opções baratinhas) ou Stout* (a Guinness é a top, mas a Caracu é bem mais barata e cumpre o papel)  *com a Stout ficou mais gostoso! 

Pique a cebola em cubinhos pequenos. Coloque na frigideira com azeite e deixe fritando, até que ela fique bem transparente. Depois disso coloque a cerveja preta e vá mexendo até que a cerveja tenha evaporado e tenha ficado apenas um molho espesso e delicioso, digno de comer com pão francês.

BACON
Eu sempre prefiro comprar a caixa de bacon em tiras, porque acho que o em cubinho, ou a peça pronta, tem muita gordura, deixando ele bastante duro. Mas aqui não tem mistério não, coloque, sem nenhum tipo de óleo, o bacon em uma chapa ou frigideira, fique bem na frente da fumaça para ficar com o perfume dos deuses, e no final a sua única dúvida será quantas fatias de bacon colocar no hambúrguer.

Feito isso tudo, é só montar o seu lindinho! Pão, hambúrguer, queijo prato, cebola, bacon, pão e partiu pro bloco da alegria!

Espero que gostem! E quem tiver sugestões, manda pra gente que vamos testar!

IMG_0092

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s