Salame de Chocolate

Fizemos uma enquete no instagram do blog (@parafalaraverdade) sobre qual receitas vocês queriam que eu postasse hoje. Para a minha surpresa quem ganhou não foi o Cheesecake de Nutella ou a Massa de queijo, mas o Salame de Chocolate!

A receita é da minha Chef preferida, Nigella, e tirada do livro Nigelissima.

Ingredientes:

– 250 g de chocolate amargo

– 250 g de biscoito maizena

– 100 g de manteiga sem sal

– 150 g de açucar refinado

– 3 ovos grandes

– 2 colheres de sopa de licor Amaretto

– 2 colheres de sopa de cacau em pó sem açucar

– 75 g de amêndoas com casca picadas grosseiramente

– 75 g de avelã picada grosseiramente

– 50 g de pistache picado grosseiramente

– 2 a 3 colheres de açúcar de confeiteiro para decorar

– Plastico filme

– Barbante

Obs: Eu não gosto de pistache, nem amêndoas, então coloquei só amêndoas (porque embora eu prefira avelã foi a minha mãe que fez compras e eu não decido tudo!). Não ficou ruim colocar um tipo de recheio além do biscoito não, quem preferir fazer com os 3 ok, quem quiser fazer com 2 ok, quem quiser fazer com 1 ok, quem só quiser fazer com biscoito faça palhas italianas que dá na mesma e é mais barato. 

Como fazer:

No microondas coloque o chocolate amargo para derreter (eu coloco o tempo de 30 em 30s e vou tirando e mexendo). Enquanto isso pique o chocolate até que ele fique em tamanhos menores (não bata no mixer, porque não queremos uma farofa, mas sim pedaços de biscoito).

Quando o chocolate derreter coloque em um lugar fresco para esfriar. (Não coloque na geladeira, ou ele volta a ser barra).

Bata (eu usei o mixer) o açucar com a manteiga até ter uma mistura aerada. Gradualmente, um por um, coloque os ovos. (Segundo a Nigella se a massa empelotar e parecer talhada não tem problema. Não aconteceu comigo, mas estou alertano vocês para não acharem que deu errado e jogar fora). Depois adicione o licor (eu não gosto de licor, também não coloquei).

Passe o cacau em pó por uma peneira fina e depois despeje dentro do chocolate que está derretido, mas já está frio e misture bem até que eles fiquem homogeneos, Depois coloque na bacia com os ovos e a manteiga,

Quando tiver uma mistura homogenea comece a jogar as nozes e os biscoitos. Misture com firmeza, mas pacientemente, até que todos os biscoitos e as nozes estejam cobertas pelo chocolate. Leve a tigela para a geladeira por 30 minutos, não deixe mais tempo que isso ou ele ficara muito duro para moldar.

Corte dois pedaços de plastico filme e coloque um por cima do outro, depois despeje a massa no meio da superficia e usando as mãos (aceite a sujeira) modele a massa como se fosse um rolo de salame.

Cubra completamente o rolo com plastico filme, depois role-o na mesa como se fosse um rolo de macarrão (essa parte serve para ele ficar lisinho). Dobre as pontas do plástico e deixe na geladeira por 6 horas (no mínimo) – Como eu sou uma pessoa impaciente posso dizer com toda a certeza que essa foi a receita mais difícil da minha vida! Posso dizer que como eu sou impaciente eu só deixei 2 horas para o próximo passo e ele começou a derreter na minha mão, então, não seja como eu, aprenda com essa receita a fazer o salame e o dom da paciência!

Depois das 6 horas (e agora não tem problema deixar mais tempo que isso, pode ser até de um dia para o outro) pegue papel manteiga ou laminado, coloque sobre a mesa e meça um barbante no minimo 6X maior que o salame. Corte e amarre em uma das extremidades do plástico, retire o máximo de filme plástico que der. 

IMG_7460

Passe açúcar sobre o salame (isso serve para ele não ficar grudando). Depois amarre como um salame original (eu não consigo explicar direito como fazer, mas eu dou passo o barbante em volta do salame e depois passo a ponta por debaixo do circulo, faço outro circulo, e assim por diante, quando chegar na extremidade contrária eu volto a linha passando por baixo de todos os círculos e depois amarro na outra ponta).

Depois é só cortar e comer!

IMG_7467

Espero que gostem!

Ah, agora temos Canal no Youtube para postar os videos com as receitas! Vamos inscrever é só clicar Aqui!

Não deixem de nos seguir no insta (@parafalaraverdade) e no facebok.com/parafalaraverdade

Espero que gostem!

Beijos

Paulinha

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s